Como fazer ragging em mdf ?


Caixa decorada com ragging

Pintura em mdf

RAGGING (lê-se ráguim)   no  Mdf
É  uma técnica que retira  tinta, seja ela acrílica ou  pva  utilizando tecido ou plástico. O resultado  são manchas. Com o uso do plástico, por exemplo, os limites da mancha são mais definidos. Com o paninho (algodão), o efeito é mais delicado, se a textura do tecido for mais grossa  mostra totalmente a trama deste. 
Antes da aplicação do ragging terá que fazer a pintura básica:


Preparação e pintura básica para aplicação das técnicas em mdf

  •  Com  o plástico:  Coloque um pouco de tinta  e gel para matizar num recipiente, misture e com um pincel de cerdas macia passe na área que deseja fazer o ragging, não economize, passe uma demão bem farta. Amasse  um plástico fino, aquela sacolinha plástica de compras, abra-a um pouco  e  coloque em cima de uma vez só, retire delicadamente. Espere secar e passe o verniz acrílico brilhante. 
Pintura básica foi o marfim  e a segunda cor foi a mistura da cor rosa chá com gel para matizar.
  •  Com o paninho: É o mesmo processo, só muda na hora  de carimbar, pegue um paninho(retorcido) torça um pouco, coloque em cima da área que vai fazer o ragging e  saia rolando o paninho, como se fosse um rolinho, mas sem direção certa, agora o paninho deve ser limpo e seco e sem fiapos e você tem que ter vários na hora da aplicação, pois a cada dois giros pegue outro limpo. Esta técnica é empregada na técnica de imitação do couro. Espere secar e passe o verniz acrílico brilhante ou fosco. Você é quem faz a combinação de cores, mas sempre uma cor clara e outra escura: palha/verde, marfim/rosa, pérola/laranja, amarelo ocre/chocolate etc
http://lizamaatelier.blogspot.com/2009/09/material.html
http://lizamaatelier.blogspot.com/2010/06/falso-couro.html

Pintura básica foi o amarelo ocre  e a segunda cor foi a mistura da cor chocolate com gel para matizar.
  • Com a boneca de pano: A boneca de pano, na verdade é um recorte em círculo de tecido de algodão macio (tipo malha de camiseta) amarrado e dentro deste círculo há paninhos, é como se fosse uma trouxinha,(eu prendo com elástico), na hora de usá-la no ragging é necessário fazer uma meia-lua com uma leve pressão. O processo é o mesmo na hora da aplicação da tinta. Porém neste caso há três cores de tinta, a primeira (Pintura básica: pintei com cor marfim); a segunda ( rosa chá com gel para matizar) fiz o ragging esperei secar; e a terceira (rosa bebê com gel para matizar) fiz o ragging, mas tendo o cuidado de retirar na parte que estava mostrando a cor marfim. Espere secar e passe o verniz acrílico brilhante ou fosco. Escolhendo outra cor, podemos, imitar o céu.




    • Com o uso do plástico bolha: O processo é o mesmo, pintura básica (pintei com a cor palha e esperei secar) e  segunda cor com o gel para matizar (usei o rosa antigo); aplique uma demão bem farta; coloque o plástico bolha(com bolhas pequeninas) limpo e seco, como se estivesse carimbando, mas rodei a mão em meia lua antes de retirar, pronto, terminou. Nunca coloque o plástico sujo de tinta. Espere a peça secar antes de passar o verniz acrílico brilhante.


    Dica:  Antes de fazer o ragging na peça de mdf, treine o movimento das mãos  num papel grosso e liso.


    Receba nossas atualizações:

    6 comentários :

    1. Não conhecia esta técnica. Ótima dica, gostei mesmo.

      ResponderExcluir
    2. Eu já faço essa arte há algum tempo, mais conheço como marmorizado, não sabia ke se chamava ragging. Eu faço com plástico mesmo e sem a base matiz, só com tinta e tbém fica bem bonito. Bj

      ResponderExcluir
    3. Muito obrigada por se ter tornado a minha 80ª seguidora de blog. Deu-me a oportunidade de conhecer o seu. temos vários gostos em comum, voltarei, sem dúvida.

      ResponderExcluir
    4. Oi Denise, tudo bom?
      Fiquei feliz por sua visita e principalmente com seu comentário.
      Olha! Você está certa. Existem vários tipos de marmorizado, uns usam só a tinta e o plástico como você, outros usam o álcool, outros anilina e ainda têm os que utilizam o verniz vitral. Porém só as técnicas que retiram tinta com algum tecido (fino ou grosso) ou plástico ( com ou sem bolinhas) pode-se chamar ragging. Originariamente só realizavam com tecido, tanto é que rag quer dizer trapo em inglês, depois começaram a usar o plástico. Então, o marmorizado com o plástico é um ragging, mas o marmorizado executado com verniz vitral não é.
      Vamos fazer uma analogia com os cabelos?
      Cabelos descoloridos: luzes, balaiagem, mechas, mechas californianas, mechas ombré.
      Ragging: falso couro, marmorizado, falso jeans etc

      Aprofundando um pouco mais, vemos que o falso couro também pode ser feito com filtro de café, e na verdade são as manchas de café que causam o efeito, porém estas manchas não foram executadas através do ragging.

      Bem, esta analogia explica de uma forma clara o processo, mas só pensei nela, porque fiz mechas nas pontas dos meus cabelos hoje, kkkkk
      Bjs


      Helena
      Que ótimo! Aguardarei.
      Bjs

      ResponderExcluir
    5. Obrigada pelas ideias criativas que nos ajudam tanto...., beijocasss

      ResponderExcluir
    6. Muito obrigada Folhas e sonhos e minha querida Elaine e fiquem a vontade.

      Bjs

      ResponderExcluir

    "Não escrevo porque ?valha a pena?, mas porque me faz feliz, simplesmente." [ Lya Luft ]

    Muito obrigado pela sua visita. Volte sempre.