Como escolher o verniz para decoupage?


Decoupage com guardanapo em caixa decorada (figura 1)
Há  vários tipos de vernizes, mas é preciso escolher adequadamente. E esta escolha está atrelada ao  estilo que você quer dar a caixa decorada:

  • Estilo rústico  -   verniz acrílico fosco
  • Estilo Fashion  -  verniz vitral
  • Estilo moderno -  verniz acrílico semi brilho e geral
É só exemplos, você pode ter o seu estilo e escolher o verniz, porém pode-se fazer uma mistura em certas partes das caixas decoradas. Neste caso observe em qual parte fica melhor um ou outro. Nesta caixa de maquiagem decorada com decoupage(figura 1), usei o verniz acrílico fosco por fora e  numa bandeja interior dela fiz a decoupage com guardanapo, esperei secar uns 20 minutos  e  derramei o verniz vitral, sim derramar, não usei pincel, mas tem que ter cuidado, não pode derramar uma grande quantidade, e logo em seguida espalhe o verniz mexendo um pouco a caixa. O verniz vitral demora mais tempo para secar, portanto leia a embalagem.  O clima da cidade também influencia, se for úmido demora mais. Ele também é usado como preparação para a pintura de potes de vidro, como é explicado neste post.

Dica: 

  • Se for fazer decoupage com guardanapo ou com jornal, antes da aplicação, passe verniz spray fosco, pois facilita na hora da decoupage. 
  • Se for fazer  decoupage com papel  ou com papel de presente pode passar a própria cola para decoupage, pois a cola impermeabiliza o papel, mas apenas para uma pequena Decoupage. Se for grande, antes de fazer passe goma laca incolor ou goma laca indiana se quiser dar um toque envelhecido. Espere secar e faça a decoupage, espere secar mais ou menos duas horas e depois passe o verniz acrílico. Cuidado para não carregar muito o pincel, espere secar e passe outra demão, não somente na decoupage mas em toda a caixa de maneira uniforme.
  • Quer saber mais? Click aqui


obs: Os vernizes acrílicos demoram  em torno de 30min para secar e nunca use pincel sujo e molhado, as cerdas não podem ter nenhum resíduo de tinta e poeira.
Para aplicar qualquer verniz, o pincel deverá ter as cerdas macias, para não deixar as marcas das mesmas.
O verniz spray é bem prático, mas vá com calma para não colocar muito e o verniz escorrer, prejudicando o acabamento.
Quando terminar a caixa ( depois da secagem completa da caixa) passe lustrador de móveis na parte debaixo e nas bordas da caixa, para proteger esta área mais sensível.

Como limpar o pincel sujo de verniz?  Click aqui

Caixa de maquiagem decorada com decoupage ( projetada e executada em 2007)

Mais exemplos :               Mais  exempos

É só clicar  nos exemplos abaixo


E as técnicas interferem na escolha dos vernizes ?
R. -  Sim.

É só clicar  nos exemplos abaixo

  Pátina linho?
  Pátina imitando o linho antigo?
  Pátina provençal ?
  Texturas ?


Esta caixa  com a decoupage da Audrey Hepburn recebeu o verniz spray acrílico semi-brilho. Confira clicando aqui para saber como se faz a textura com papel executada na parte inferior desta caixa. 


Desing e execução de Lizama
 
  

Imagem para decoupage


Quer aprender a fazer seu próprio papel para decoupage? 

Click aqui






Receba nossas atualizações:

Um comentário :

  1. Ola! Que chique seu trabalho! Muito lindo.
    Sucesso...
    Compartilhando aqui... mdf artesanato
    faça-nos uma visitaWWW.CENTRALCAIXAS.COM

    ResponderExcluir

"Não escrevo porque ?valha a pena?, mas porque me faz feliz, simplesmente." [ Lya Luft ]

Muito obrigado pela sua visita. Volte sempre.