Como escolher o verniz para decoupage?


Decoupage com guardanapo em caixa decorada (figura 1)
Há  vários tipos de vernizes, mas é preciso escolher adequadamente. E esta escolha está atrelada ao  estilo que você quer dar a caixa decorada:

  • Estilo rústico  -   verniz acrílico fosco
  • Estilo Fashion  -  verniz vitral
  • Estilo moderno -  verniz acrílico semi brilho e geral
É só exemplos, você pode ter o seu estilo e escolher o verniz, porém pode-se fazer uma mistura em certas partes das caixas decoradas. Neste caso observe em qual parte fica melhor um ou outro. Nesta caixa de maquiagem decorada com decoupage(figura 1), usei o verniz acrílico fosco por fora e  numa bandeja interior dela fiz a decoupage com guardanapo, esperei secar uns 20 minutos  e  derramei o verniz vitral, sim derramar, não usei pincel, mas tem que ter cuidado, não pode derramar uma grande quantidade, e logo em seguida espalhe o verniz mexendo um pouco a caixa. O verniz vitral demora mais tempo para secar, portanto leia a embalagem.  O clima da cidade também influencia, se for úmido demora mais. Ele também é usado como preparação para a pintura de potes de vidro, como é explicado neste post.

Dica: 

  • Se for fazer decoupage com guardanapo ou com jornal, antes da aplicação, passe verniz spray fosco, pois facilita na hora da decoupage. 
  • Se for fazer  decoupage com papel  ou com papel de presente pode passar a própria cola para decoupage, pois a cola impermeabiliza o papel, mas apenas para uma pequena Decoupage. Se for grande, antes de fazer passe goma laca incolor ou goma laca indiana se quiser dar um toque envelhecido. Espere secar e faça a decoupage, espere secar mais ou menos duas horas e depois passe o verniz acrílico. Cuidado para não carregar muito o pincel, espere secar e passe outra demão, não somente na decoupage mas em toda a caixa de maneira uniforme.
  • Quer saber mais? Click aqui


obs: Os vernizes acrílicos demoram  em torno de 30min para secar e nunca use pincel sujo e molhado, as cerdas não podem ter nenhum resíduo de tinta e poeira.
Para aplicar qualquer verniz, o pincel deverá ter as cerdas macias, para não deixar as marcas das mesmas.
O verniz spray é bem prático, mas vá com calma para não colocar muito e o verniz escorrer, prejudicando o acabamento.
Quando terminar a caixa ( depois da secagem completa da caixa) passe lustrador de móveis na parte debaixo e nas bordas da caixa, para proteger esta área mais sensível.

Como limpar o pincel sujo de verniz?  Click aqui

Caixa de maquiagem decorada com decoupage ( projetada e executada em 2007)

Mais exemplos :               Mais  exempos

É só clicar  nos exemplos abaixo


E as técnicas interferem na escolha dos vernizes ?
R. -  Sim.

É só clicar  nos exemplos abaixo

  Pátina linho?
  Pátina imitando o linho antigo?
  Pátina provençal ?
  Texturas ?


Esta caixa  com a decoupage da Audrey Hepburn recebeu o verniz spray acrílico semi-brilho. Confira clicando aqui para saber como se faz a textura com papel executada na parte inferior desta caixa. 


Desing e execução de Lizama
 
  

Imagem para decoupage


Quer aprender a fazer seu próprio papel para decoupage? 

Click aqui






Receba nossas atualizações:

8 comentários :

  1. Olá adorei as dicas! Eu estou com problemas para passar o verniz na decoupage. Ta bem lisinho ai passo verniz, ou fica manchado ou se enruga todo! Pode dar alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Dariana, esperou secar antes de colocar o verniz?
      É guardanapo ou papel?

      Excluir
    2. Papel de decoupage.. com o guardanapo consegui me acertar! estou esperando secar, não sei se o tipo de verniz pode influenciar..

      Excluir
    3. Pode sim, até o clima. Seria bastante tranquilo se você impermeabilizasse o papel com cola para decoupage ou goma laca, antes do verniz.
      Se o papel for colorido goma laca indiana, se for preto e branco goma laca incolor.

      Excluir
  2. Bom dia! Adorei as dicas, são muito úteis. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Fique a vontade, qualquer dúvida é só perguntar.

      Excluir
  3. olá gostei muito do blog, as dicas foram muito úteis. Estou me aventurando um pouco nesta arte, mas encontro algumas dificuldades na finalização. As peças ficam bonitas, mas sinto o verniz um pouco grudento mesmo depois de 24 horas de aplicada. Uso verniz acrílico brilhante para finalizar. Saberia alguma dica para evitar este problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ramona, fico muito feliz por gostar deste cantinho. A dica é: passar um pouco de lustra móveis depois da secagem, a peça ficará lisinha.

      Excluir

"Não escrevo porque ?valha a pena?, mas porque me faz feliz, simplesmente." [ Lya Luft ]

Muito obrigado pela sua visita. Volte sempre.