Como surgiu bordado em fitas de cetim?

Toalha bordada com fita de cetim, sianinha, ponto de cruz e bico de renda



No início do século XVIII o colorido tomou conta da arte e  da moda  devido ao estilo artístico da época, o Barroco, o qual buscava a emoção rompendo com a razão.

O barroco buscava  impressionar os sentidos do observador através de efeitos decorativos com uma representação da realidade trazendo assim  uma maior riqueza detalhes. 

Neste período  as roupas femininas se tornaram mais elaboradas e cheias de detalhes, e a França como sempre ditou moda, não iria ficar de fora, então começou a colocar vários ornamentos: pedrarias, rendas e as flores de tecido. Surgiu assim o estilo rococó com o charme dos motivos ligados à natureza trazendo uma moda em busca do requinte chegando ao exagero.

As fitas coloridas que decoravam as cabeleiras femininas, foram também para as roupas; até que notaram que podiam fazer flores de fita também. Então, com o passar do tempo as flores de cetim foram para: os corseletes, soutiens, cabelos, toalhas de mesa, de banho e finalmente para as toalhas de lavabo.



 

Toalha bordada com fitas de cetim  para lavabo



Quer ver mais bordados com fitas ?

E as caixas para lavabo? 
O enxoval feito não só com ponto de cruz, mas também com flores bordadas com fitas de cetim, nos levam  ao romantismo e também ao envolvimento com a natureza, a qual nos mostra  um mundo mais delicado, trazendo para dentro de casa um ar mais humano, pois não  é um produto com acabamento impessoal de uma máquina, mas um produto executado manualmente com arte e requinte. 






Receba nossas atualizações:

2 comentários :

  1. Lizama quando vi esta toalha,pensei;Esta é das minhas,ama trabalhos c/ fitas.Parábens shoppingdeartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Porém, fico dividida entre bordados e caixas. kkkkk
      Amo os dois.

      bjs

      Excluir

"Não escrevo porque ?valha a pena?, mas porque me faz feliz, simplesmente." [ Lya Luft ]

Muito obrigado pela sua visita. Volte sempre.