Você usa rótulos ?


Latinha agulheiro pronta para receber o rótulo
Quando coloquei um novo rótulo para latinhas decoradas nesta postagem, pensei também na ação de rotular pessoas. E a pergunta é:

- Por que isto acontece?



A vida psíquica é uma adaptação da fantasia (realidade interna) com  o principio da realidade(externa), se esta estiver sofrendo de algum transtorno, pequeno que seja, o organismo logo entra em defesa a favor deste equilíbrio, assim, há um desenvolvimento de uma série de mecanismos; um deles é colocar para dentro tudo de bom e ao mesmo tempo  colocar nos outros tudo de ruim ou  ao contrário, conteúdos bons são projetados no outro para mantê-los a salvo dos sentimentos ruins. Lembrando que este movimento de projetar e introjetar  aumenta e varia muito mais nas situações de maior ansiedade. 

Portanto, rotular as pessoas é projetar, se esta ação é constante, seria importante verificar estes rótulos dados aos outros e o que eles têm haver com seus próprios conteúdos internos. 

- Conhecer-se a si mesmo, é difícil!

Ora, todos os seres humanos amam, odeiam, choram,riem etc. Há uma gama diversa de sentimentos e ações com qualidades e defeitos para serem ainda trabalhados, então não se deve julgar quem rotula e nem criticar o comportamento de quem é rotulado, pois isto é um pré-conceito, porque não se sabe como as pessoas envolvidas na situação estão; na verdade os rótulos são pré-conceitos de uma realidade interna que leva a comportamentos inadequados no momento em que o rótulo limita a capacidade e  a complexidade do ser humano, o qual acaba por ficar somente nas aparências.

Enfim, rotular pessoas e situações é um mecanismo de defesa que não deixa de ser um sintoma de uma ansiedade natural do ser humano ou de uma ansiedade maior, mas ambas devem ser investigadas. 

Então, seria bom deixar os rótulos somente para as latinhas, pois elas ajudam a organizar e a decorar o ambiente.

  




Receba nossas atualizações:

7 comentários :

  1. Oi flor, adorei o texto...é bom par REFLETIR.
    E a latinha ficou linda.
    Liza, estou com muita dificuldade de encontrar peças em mdf ( caixas, porta chaves...etc) aqui em Recife e por isso já perdi várias encomendas, tem como você me ajudar e me indicar alguns lugares onde eu possa encontrar peças mdf e materiais de artesanatos como papéis, guardanapos, tintas...etc.Não se preocupe que meus clientes não são daqui.Se puder me ajudar desde já ficarei imensamente grata.

    bjuss

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, você é um amor.
    Sabe Vânia, também estou nesta situação já perdi algumas, pois só compro no Empório dos Artistas(fone: 3421-6627), assim diminui as chances de encontrar algum produto específico,entende? porém lá você poderá encomendar, mas o que acontece é que as vezes o cliente está com pressa.
    Bem, o pôrque de só comprar lá, é que o mdf do Empório é excelente e a grande variedade de material de pintura é muito boa.
    De maneira alguma me preocupo, pois é muito prazeroso ajudar minhas amigas do universo das artes.
    Depois me diz se gostou, ok?

    Bjsss

    Lizama

    ResponderExcluir
  3. Oi Lizama fiquei muito feliz com sua visita no meu blog, estou um pouco afastada devido a famosa falta de tempo, mas aos poucos vou criando e postando, obrigada pelas palavras de muito carinho...um bjo grande e volte sempre
    raquel

    ResponderExcluir
  4. Amiga!!! Grata pela sua doce visita. Este espaço está sempre nos ofertando shows de ideias e coisas belas. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Lizama aproveitei seu texto acima,p/refletir um pouco ,sobre min mesmo,minhas dificuldades e convivências,(minha irmã tambem fez psicologia,mais santo de casa não faz milagre). Bom amei seu blog,pois estou sempre desenvolvendo trabalhos c/ fitas,pinturas,crochês caixas c/ trabalhos de fita,emfim tenho prazer em tudo que faço.Moro em Olinda estou as ordens.Se tiver enteresse vem dar um passeio no meu blog. shoppingdeartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que bom Nadja, um belo caminho nós escolhemos,
    Pois refletir sobre si próprio é observar as cores e as texturas das fitas,
    Refletindo sobre os pontos e os nós dados no bordado da vida,
    As fitas significando sentimentos e o ato de bordar o comportamento,
    Então vamos bordar e encher este mundo de flores
    E que por sinal as suas são lindas e conquistará muitos amores.
    Parabéns!
    Fico feliz por ter amado o blog e volte sempre, ok?
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá amei o seu blog, siga o meu tbm é caroldecupagens.blogspot.com.br bjs

    ResponderExcluir

"Não escrevo porque ?valha a pena?, mas porque me faz feliz, simplesmente." [ Lya Luft ]

Muito obrigado pela sua visita. Volte sempre.