Feira de artesanato de Pernambuco

Os visitantes  e turistas que comparecem ao pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), para conferir a Fenearte, vão curtir a maior feira de artesanato da América Latina. São cinco mil artesãos do Brasil e do exterior, que...



trazem o melhor da arte popular, com mais de 800 espaços em mais de 29 mil metros quadrados. Todos os estados brasileiros, sejam vindos pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), sejam pelo Sebrae, além dos expositores individuais, marcam presença na Fenearte. A diversidade cultural de 35 países é no setor internacional da Feira. O visitante poderá conferir a riqueza do artesanato e ou gastronomia da Alemanha, Bangladesh, Chile, China, Cuba, Emirados Árabes, Equador, Filipinas, França, Grécia, Guatemala, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Marrocos, Nepal, Nigéria, Paquistão, Peru, Portugal, Quênia, República Tcheca, Senegal, Sri Lanka, Síria, Tailândia, Tunísia, Turquia e Uruguai. Além da participação inédita de representações da Ucrânia com peças de porcelana decorativa, da Austrália com um estande de semi-joias típicas, e o artesanato típico do Oriente Médio como a Jordânia.
 
A área conta com 10 restaurantes, 138 mesas e 552 lugares, arquibancada e  palco  com o melhor da programação artística e cultural. Ao longo da Fenearte são distribuídos estandes de alimentação artesanal, quiosques de alimentação rápida, dispostos nas praças de descanso, além de creperia, cafeteria e bar e restaurante no mezanino. Além de áreas de cursos gratuitos.


                                                          
Arte figurativa é representada  particularmente nas pinturas e nas esculturas - que são derivados claramente das fontes reais do objeto.  A arte figurativa representa figura humana, ou mesmo de animal. Mas é preciso esclarecer que a coisa do mundo que vemos é diferente da coisa da arte que é a expressão do artista.




                                                        

 A renda Renascença é uma técnica têxtil que teve sua origem em Veneza, na Itália, no século XVI, e foi introduzida no Brasil por freiras européias. O bordado delicado difundiu-se por aqui pelas mãos das rendeiras nordestinas, que passam a arte de geração em geração.
No ofício, linha, agulha e lacê bordam e alinham toalhas, lençóis, colchas, fronhas e mantas. As rendas Renascença são famosas pelo estilo de bordado feito exclusivamente à mão, com traços marcantes, em que predominam pontos exclusivos e entrelaçados delicados. Neste traçado, desenhos concêntricos se projetam em linhas sinuosas e divergentes. Tradicionalmente feita em tecido branco, a renda Renascença do Nordeste ganhou versatilidade e passou a ser feita também nas cores preta, marrom café, laranja e azul marinho.



Etimologicamente, a palavra xilogravura é composta por xilon, do grego, e por grafó, também do grego. Xilon significa madeira e grafó é gravar ou escrever. Assim, xilogravura é uma gravura feita com uma matriz de madeira. Simplificando, pode-se dizer que é um processo de impressão com o uso de um carimbo de madeira. Trazida por missionários portugueses que ensinou a técnica a população brasileira do nordeste do país. Com o tempo a xilogravura ganhou o status de arte, além da projeção nacional e internacional.

 







 







Não posso colocar no blog todas as fotos que tirei,  Se quiser ver o álbum completo
click aqui


O Blog Casa de boneca  também fez um post sobre a Fenearte Click aqui




OBS:

A Fenearte 2012, será de 06 a 15 de Julho de 2012 no Centro de Convenções de Pernambuco e contará com a presença de todos os estados brasileiros e de muitos países.



Receba nossas atualizações:

Um comentário :

  1. de muito bom gosto o post, sempre é valido divulgar e icentivar a cultura e educaçao!

    ResponderExcluir

"Não escrevo porque ?valha a pena?, mas porque me faz feliz, simplesmente." [ Lya Luft ]

Muito obrigado pela sua visita. Volte sempre.