Pátina Satineé no mdf

Pintura em mdfPátina Satineé



Satineé vem do françês e quer dizer acetinada, portanto a pintura terá que ser bem lisinha com tinta bem suave (diluída) e lustrosa como cetim, então podemos dizer pátina satineé ou pátina acetinada.

Esta pintura é usada em madeira com o objetivo de clareá-la com uma só cor sem esconder os veios, é o toque  de branco para modernizar a peça. Porém no mdf não tem estes veios, então teremos que usar certos truques.

Em regra é passar uma cor clara direto na caixa crua, esperar secar e passar a  lixa grossa e depois uma fina numa mesma direção, assim mostrará o mdf com uma pintura suave e lisa ao toque, imitando os veios. Mas fiz diferente no passo a passo em vídeo deste post.
Chamei de pátina porque há duas cores, usa  lixa e bucha (a parte áspera) para desgastar e satineé, porque a pintura é bem suave, acetinada e há a intenção de imitar madeira clareada pela ação da tinta, assim, será   necessário passar um envelhecedor no final, para ressaltar os falsos veios. Poderá ter outro nome, pois são tantas as técnicas de pátina em mdf, que acabam por gerar certas dificuldades em dar nomes, pois a denominação muda de um lugar para o outro.
Como esta técnica de pintura para madeira natural está sendo utilizada no mdf podemos até falar em Falso Satiné ou  Falsa Pátina Satineé.

Obs: Como se trata de uma pintura decorativa no mdf optei em trabalhar com estas duas cores: o verde e o rosa. A primeira cor usei verde primavera, mas poderá ser outra cor, porém bem clarinha, tais como: creme, palha ou marfim para que não atrapalhe o resultado final. A segunda você escolhe, mas tem que ser clara também.




Receba nossas atualizações:

4 comentários :

  1. Eu tenho aproveitado muitas dicas de pinturas que vejo por aqui.
    Estes vídeos são bárbaros e muito didáticos.
    Grata pela partilha.
    Belo dia e um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Lizama...amiga amo suas peças, amo suas dicas..
    obrigada por saber como ninguém usar o verbo COMPARTILHAR!!!!!!
    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Malu, tento ser a mais didática possível, fico feliz por você está utilizando as dicas e qualquer dúvida, fique a vontade.
    Bjs
    Muito obrigada Cris, tento passar o que sei, espero que esteja atingindo o objetivo de ser o mais clara possível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá querida, amei seus trabalhos, e gostaria de saber uma coisinha, como faço para minha pintura no mdf ficar lisinha?

    ResponderExcluir

"Não escrevo porque ?valha a pena?, mas porque me faz feliz, simplesmente." [ Lya Luft ]

Muito obrigado pela sua visita. Volte sempre.